Monday, July 31, 2006

Ai se sêsse

Zé da Luz foi um poeta popular do nordeste brasileiro, uma espécie de José Aleixo pernambucano. Um dos seus poemas mais marcantes é Ai Se Sêsse que, segundo a lenda, foi escrito quando disseram a Zé da Luz que para falar de amor era necessário um português correcto e, consequentemente, absurdo. O resultado foi um dos mais divertidos e bonitos poemas da língua portuguesa, que os Cordel De Fogo Encantado imortalizam nas suas actuações. Ei-lo:

Se um dia nóis se gostasse
Se um dia nóis se queresse
Se nóis dois se impariasse
Se juntim nóis dois vivesse
Se juntim nóis dois morasse
Se juntim nóis dois drumisse
Se juntim nóis dois morresse
Se pro céu nóis assubisse
Mais porém se acontecesse
E São Pedro num abrisse
A Porta do céu e fosse
Lhe dizê qualqué tulice
E se eu me arriminasse
E se tu cum eu insistisse
Pra que eu me arresolvesse
E minha faca puxasse
E o bucho do céu furasse
Tarvez que nóis dois ficasse
Tarvez que nóis dois fugisse
E o céu furado arriasse
E as virge toda fugisse